tag:blogger.com,1999:blog-70625883659585742832024-02-08T09:59:10.727-08:00Tendências ContemporâneasTendências Contemporâneas da Literatura brasileirahttp://www.blogger.com/profile/01701014929975519520noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7062588365958574283.post-45555009976670146042010-09-07T08:10:00.000-07:002010-09-07T08:10:00.894-07:00Tendências contemporâneas: momento histórico Nas últimas décadas, a cultura brasileira vivenciou um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial; entretanto, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social.<br />
O período de normalidade democrática após a deposição de Getúlio Vargas (1945) durou menos de 20 anos. À euforia desenvolvimentista do governo Kubitschek (1956-1961) sucederam-se crises políticas que levaram a um golpe militar (1964). O novo período ditatorial, mais longo que o do Estado Novo, duraria vinte anos, encerrando-se apenas em 1985, com a eleição de Tancredo Neves.<br />
Os conflitos político-ideológicos de todo esse período refletiram-se intensamente na produção artística e literária. As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pela supressão dos direitos civis através de Atos Institucionais, pela cassação de direitos políticos, pela censura aos meios de comunicação e às manifestações artísticas, pela repressão policia, pelo exílio dos opositores ao regime e pela prática da tortura. Paralelamente, o regime militar deu continuidade à abertura da economia ao capital estrangeiro e promoveu o “ milagre econômico” (governo Médici) visando a tornar o Brasil uma potência emergente.<br />
Após a grande campanha pelas eleições diretas, o primeiro presidente civil, Tancredo Neves, foi ainda eleito indiretamente e morreu antes de tomar posse. O cargo foi assumido pelo vice presidente José Sarney (1958-1990): durante seu governo foi elaborada a atual Constituição, que ampliou os direitos individuais e a liberdade civil. Em 1990, a primeira eleição direta criou grandes esperanças de renovação, frustradas pelos escândalos, corrupção e incompetência, que levaram ao afastamento do presidente, Fernando Collor de Mello (1992). <br />
As últimas décadas (governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva) têm sido marcadas pela busca da estabilidade econômica e pelas reformas institucionais. Consolidada a democracia, os grandes problemas sociais – distribuição de renda, educação, saúde, moradia, reforma agrária, preservação do ambiente...- continuam na pauta de todas as discussões e no centro dos anseios coletivos.Tendências Contemporâneas da Literatura brasileirahttp://www.blogger.com/profile/01701014929975519520noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7062588365958574283.post-68061020565491491462010-09-07T08:08:00.000-07:002010-09-07T08:08:17.268-07:00Características literárias das tendências contemporâneas da literatura brasileira<span style="color: #783f04;">- Insistência na representação ficcional da violência: a idéia da literatura como representação da violência surgiu a partir no de 1960, com o período da ditadura militar e a entrada do país do circuito do capitalismo.</span><br />
<span style="color: #783f04;">- Dependência da produção cultural ao mercado: após a abertura politica com 1980 a produção literaria sofre problemas pois a literatura acaba se tornando uma mercadoria para a renda capitalista do país.</span><br />
<span style="color: #783f04;">-Influência da cultura de massa: influência da maior parte da sociedade na literatura, tornando-a popular.</span><br />
<span style="color: #783f04;">-Literatura de apelo versus apego à convenção literária: a literatura de apego atende a nessecidade de emoções fortes dos leitores e busca uma representação imediata da realidade, enquanto a convenção literária trata do artificialismo pós-moderno, realizando mistura de estilos, paródias, colagem, sitações e alusões.</span><br />
<span style="color: #783f04;">-Tensão entra formalismo e engajamento: formalismo é a experimentação estética radical, e ireal. Engajamento é o compromisso sócio-político, nessecidade de expressar a vida. </span>Tendências Contemporâneas da Literatura brasileirahttp://www.blogger.com/profile/01701014929975519520noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-7062588365958574283.post-85878067365681967762010-09-07T08:05:00.000-07:002010-09-07T08:06:44.245-07:00Principais tendências da literatura contenporânea<div style="text-align: center;"><strong><span style="color: #783f04;">Poesia</span></strong></div><span style="color: #783f04;"></span><br />
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<span style="color: #783f04;">Um sucessão de novas vanguardas poéticas oscila entre o formalismo (estética radical, e não-comprometimento da literatura), e a participação (o compromisso sócio-político, adesão da arte à necessidade de expressar a vida). Em ambas as tendências, verifica-se uma interpretação entre a palavra, a musica popular e a crítica como demonstram seus movimentos artísticos, exemplo: bossa-nova.</span><br />
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<div style="text-align: center;"><strong><span style="color: #783f04;">Concretismo</span></strong></div><span style="color: #783f04;"><br />
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<span style="color: #783f04;">O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.</span><br />
<span style="color: #783f04;">O poema concretista é chamado de poema-objeto por causa dos recursos estilísticos adotados: a eliminação de versos e a incorporação de figuras geométricas. Os poemas concretos possuem carga semântica, mas diferenciam-se por enfatizar o conteúdo visual e sonoro das palavras.</span><br />
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<span style="color: #783f04;">Durante o Concretismo no Brasil, houve diferenciação entre tipos de poesia. Vejamos:</span><br />
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<span style="color: #783f04;">● Poesia-Práxis: Lançada a partir de 1961 com o Manifesto Didático, liderada por Mário Chamie, considerava a palavra um organismo vivo, o qual gera o outro.</span><br />
<span style="color: #783f04;">● Poesia social: movimento de reação contra a poesia concreta por poetas que a considerava exagerada em formalismo. Propunham a volta dos versos, a linguagem simples e a visão da poesia como instrumento de expressão social e política. É ilustrador dessa perspectiva: Ferreira Gullar.</span><br />
<span style="color: #783f04;">● Tropicalismo: movimento musical dos anos 67 e 68, que contribuiu para a literatura com a visão de aproveitamento de qualquer estética literária, sem preconceitos. Essa manifestação resultou em certo anarquismo, porém rigorosamente censurado.</span><br />
<span style="color: #783f04;">● Poesia Marginal dos anos 70: poesia sem edição, livre dos padrões de produção e distribuição, com tiragem pequena. Alguns autores dessa prática são conhecidos: Paulo Leminski e Chacal.</span>Tendências Contemporâneas da Literatura brasileirahttp://www.blogger.com/profile/01701014929975519520noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7062588365958574283.post-86098541449956782242010-09-07T08:03:00.000-07:002010-09-07T08:03:30.843-07:00Prosa <span style="color: #783f04;">Os prosadores tiveram uma participação menos intensa nos movimentos experimentalistas desse período. Neste período usará muitos aspectos expressivos, e predução de aluns contistas e romancistas contemporâneos que confirmam a maturidade da nossa literatura.</span><br />
<span style="color: #783f04;"> Na ficção psicológica de tom intimista e ao mesmo tempo engajado, destacam-se Dionélio Machado, Lígia Fagundes Telles, Fernando Sabino, Carlos Heitor Cony, Dalton Trevisan, Antonio Callado e Hermilo Borda Filho.</span><br />
<span style="color: #783f04;"> Como exemplo podemos citar Fernando Sabino, que publicou "O encontro marcado" no ano de 1956, que focaliza a geração que amadureceu durante a Segunda Guerra mundial, com seus sonhos e desilusões, e Carlos Heitor Cony, que publicou "A Travessia" em 1967, que retrata o universo burguês degradado , num exemplo penetrante de neo-realismo psicológico, que antecede a manifestação de uma postura mais explicitamente política, dando ênfase ao compromisso do indivíduo perante a sociedade. </span><br />
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<div style="text-align: center;"><strong><span style="color: #783f04;">Da década de 1980 à atualidade</span></strong></div><span style="color: #783f04;"><br />
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<span style="color: #783f04;"> Como poesia, alguns autores de ficção mais representativos iniciaram seu percurso nas décadas anteriores: Domingos Pellegrini, Ignácio Logyola Brandão, Ivan Ângelo, Luiz Vilela, Marina Colasanti, Roberto Drummond, Sérgio Sant’Ana, Siviano Santiago.</span><br />
<span style="color: #783f04;"> Entre as tendência da prosa das últimas décadas, destacam-se o thriller e a novela policial, que como no cinema americano e na televisão, utilizam a violência como tema de impacto.</span><br />
<span style="color: #783f04;"> Um conto de um dos novíssimos autores que exemplifica com perfeição o tom e o estilo dos novos prosadores é o: Socorrinho, de Marcelino Freire. O Texto exige um leitura muito atenta às mudanças de vozes, de pontos de vista e de situações.</span>Tendências Contemporâneas da Literatura brasileirahttp://www.blogger.com/profile/01701014929975519520noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7062588365958574283.post-81756621185047147372010-09-07T08:00:00.001-07:002010-09-07T08:01:43.179-07:00Teatro: Renascimento do Gênero<span style="color: #783f04;"> A origem do teatro pode ser remontada desde as primeiras sociedades primitivas, em que acreditava-se no uso de danças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os fatos necessários à sobrevivência (fertilidade da terra, casa, sucesso nas batalhas etc), ainda possuindo também caráter de exorcização dos maus espíritos. Portanto, o teatro em suas origens possuía um caráter ritualístico. No Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequização dos índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena. Uma origem do teatro no Brasil se deveu à Companhia de Jesus, ordem que se encarregou da expansão da crença pelos países colonizados. Os autores do teatro nesse período foram o Padre José de Anchieta e o Padre Antônio Vieira. As representações eram realizadas com grande carga dramática e com alguns efeitos cênicos, para a maior efetividade da lição de religiosidade que as representações cênicas procuravam inculcar nas mentes aborígines.</span><span style="color: #783f04;"><br />
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<span style="color: #783f04;"> O teatro é o gênero menos desenvolvido ao longo do período modernista. O desencadeamento deste gênero ocorreu durante a 2ª guerra mundial, onde profissionais do teatro estrangeiro chegaram ao Brasil provocando mudanças. </span><span style="color: #783f04;"><br />
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<span style="color: #783f04;"> Destacam-se também alguns autores brasileiros neste renascimento teatral: Nelson Rodrigues (A mulher sem pecado, 1939), Jorge Andrade (Pedreira das Almas, 1958), Chico Buarque (Calabar, 1973) e Ariano Suassuna (Auto da Compadecida, 1959). Um exemplo é a obra o Auto da Compadecida, a peça retoma com diálogos simples e vivos, o famoso “jeitinho brasileiro”.</span><span style="color: #783f04;"><br />
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<span style="color: #783f04;"> Abordando temas universais como a avareza humana e suas amargas conseqüências, por meio de personagens populares, Suassuna, nesta obra, prepara o espectador para um desfecho moralizante conforme os preceitos do cristianismo católico.</span><span style="color: #783f04;"><br />
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<span style="color: #783f04;"> Ariano Suassuna consegue realizar uma magnífica síntese de duas tradições: a dos autos da era medieval e a da literatura picaresca espanhola. Na era medieval, a cultura era indissociável da religião, mesmo porque a Igreja controlava tudo com mão de ferro. A Igreja cultivava os autos dramáticos de devoção aos santos para doutrinar e tolerava os autos cômicos para divertir o povo. A tradição da literatura picaresca espanhola vem da cultura popular e chega ao ápice no Dom Quixote, de Cervantes.</span>Tendências Contemporâneas da Literatura brasileirahttp://www.blogger.com/profile/01701014929975519520noreply@blogger.com3